Inicia neste sábado, dia 10/08/2019, o Campeonato Municipal de Bochas 2019 - TROFÉU VILSON SCHUSTER

Equipes Participantes:

Balneário Praia Nova  x Cancha do Paim B - Praia Nova

Cancha do Paim A x Recanto dos Amigos A - Linha Tamboretã

Recanto dos Amigos B x Sede do Angico - Toropi

O Programa Municipal de Premiação a Consumidores, instituído no Município de Toropi através do Programa Nota Fiscal Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul, com sorteios mensais de prêmios em dinheiro aos consumidores, tem por objetivo incrementar as receitas decorrentes do ICMS, pelo incentivo à emissão dos documentos fiscais, bem como sensibilizar os cidadãos sobre a importância do exercício da cidadania fiscal.

Para participar dos sorteios, tanto estadual quanto municipal basta estar cadastrado no Programa e solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras. Ao efetuar o cadastro, o contribuinte pode indicar entidades sociais, previamente cadastradas, para recebimento de valores conforme pontuação dos contribuintes.

Outra vantagem de participar da NFG são os descontos no IPVA, que variam entre 1% e 5% sobre o valor do tributo.

Para se cadastrar, basta acessar o site do NFG.

SORTEIO MUNICIPAL DE TOROPI

MARÇO/2019

1º Prêmio: Lauri Bayer - Toropi - R$ 250,00

2º Prêmio: Evandro Gabriel Senger - Jari - R$ 150,00

ABRIL/2019

1º Prêmio: Edina Michele Schlottfeldt – Toropi - R$ 250,00

2º Prêmio: Claudio Ribas Machado - Toropi - R$ 150,00

MAIO/2019

1º Prêmio: Jeferson Da Silva Anhaia - Toropi - R$ 250,00

2º Prêmio: Enio Einloft Scholz - Santa Maria - R$ 150,00

JUNHO/2019

1º Prêmio: Antones Da Mota Mello - Toropi - R$ 250,00

2º Prêmio: Jailton Alquibar Almeida Bromberger - Toropi - R$ 150,00

JULHO/2019

1º Prêmio: Luis Carlos Rocha - Toropi - R$ 250,00

2º Prêmio: Oneide De Oliveira Machado - Toropi - R$ 150,00

Inicia no dia 16/08/2019, sexta-feira, às 19h e 30min, o 19º CAMPEONATO CITADINO SESC DE FUTSAL EM TOROPI - 2019, nas categorias Infantil (2003), Livre e Veterano (1984). Promovido e organizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, Departamento de Esporte e Serviço Social do Comércio – SESC, o campeonato segue até o mês de outubro. Os jogos acontecerão sempre às sextas-feiras, no Ginásio Municipal de Esportes.

Estarão disputando o campeonato, 09 equipes na categoria Livre, 03 equipes na categoria Infantil e 03 equipes na categoria Veterano.

A Secretaria da Educação de Toropi em parceria com a Emater/RS Ascar promoveu no dia 30 de julho, terça-feira, no Centro Cultural uma Capacitação Intermunicipal para manipuladores de alimentos com a presença de merendeiras e agricultores dos Municípios de Dilermando de Aguiar, Jari, Mata, Quevedos e Toropi.

O evento com carga horária de 8hs, contou com um público de mais de 50 participantes e teve como objetivo valorizar os produtos da cultura local, especialmente a mandioca por ter sido eleita pela ONU o alimento do século XXI. Cada município participante ficou responsável por preparar uma receita que tivesse como ingrediente principal a mandioca. Foram apresentados beijinho e brigadeiro, escondidinho, galinhola (torta salgada), croquete e Chico balanceado, todos feitos à base de mandioca.  A partir da apresentação das receitas, no final do evento foi feito a escolha dos destaques por categoria: criatividade, originalidade, facilidade no preparo, aceitação pelos consumidores e menor custo.

A nutricionista de Toropi Clarissa Medeiros e a Família do Sr. Dalmir Daniel Moraes da Agroindústria de Mandioca e de derivados da Cana, apresentaram a propriedade do agricultor e a produção do tubérculo desde o plantio até o seu beneficiamento. Foi relatado também o processo de legalização, o enquadramento na legislação vigente e as propriedades nutricionais da mandioca.

Logo após, o engenheiro agrônomo e Assistente Técnico de Organização Econômica da Emater/RS ASCAR, Regional Santa Maria, Eduardo Gelain, passou conhecimentos sobre Boas Práticas de Fabricação, desde a microbiologia, manipulação correta dos alimentos, higiene pessoal, higiene dos equipamentos e ambiente de trabalho.

Na sequência, a extensionista rural social Sabrina Schunke, realizou uma dinâmica que enfatizou a valorização da ajuda entre colegas, também abordou a importância do papel dos manipuladores de alimentos como promotores da educação alimentar, bem como ressaltou a dedicação no trabalho dos agricultores familiares que fornecem produtos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

No final da tarde, foi realizada uma avaliação do evento, onde foi relatada a importância de momentos como este para reforçar algumas questões como segurança dos alimentos e o fundamental papel da alimentação no processo de formação dos alunos.

Ambulância - (55)981072649

©2019 Prefeitura de Toropi. Todos direitos reservados. Desenvolvido por Samuel Lautert Jardim - samuel@saopedronet.com.br