Na manhã desta segunda-feira, dia 17/06, o vice-prefeito de Toropi Sidinei Marques, os vereadores Pedro Carlos Sauter, Vandir Oesterreich, Clairo Dalvim Steinhuzen e o assessor jurídico da Câmara Municipal de Vereadores, estiveram reunidos com o superintendente regional adjunto do DAER, Sr. Lecir Amaral, onde apresentaram reivindicações do Município quanto as condições de trafegabilidade da VRS 805, que liga Toropi a São Pedro do Sul.

Entre as principais reivindicações estão a manutenção na pavimentação asfáltica e que além das roçadas, seja feito a remoção de galhos nos acostamentos da rodovia.

Também esteve em pauta a viabilização de pavimentação em acessos dentro da área urbana do Município de Toropi.

No dia 13 de junho de 2019, realizou-se a VI Conferência Municipal de Saúde no Município de Toropi, com início às 13h no Centro Cultural. Na oportunidade estiveram presentes o Vice-prefeito Sidinei Marques, Secretária da Saúde Marliza Tatiane Bayer, presidente do Conselho Municipal da Saúde Neide Essy Flores, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Fernando Bayer, funcionários da área da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde.

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço amplo e democrático onde são colocadas em discussão as políticas públicas, gestão e participação, onde o principal objetivo é unir governo e sociedade civil a fim de organizar um debate com trocas de experiências viabilizando um SUS melhor para todos.

O tema da Conferência este ano foi: “DEMOCRACIA E SAÚDE COMO DIREITO E CONSOLIDAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS”. A palestra foi ministrada pelo fisioterapeuta Francisco Trindade de Lima.

A Secretaria Municipal da Saúde agradece a todos que se disponibilizaram a participar desta tarde de aprendizagem.

No dia 05/06, quarta-feira, foi realizada mais uma etapa da Formação Continuada dos Professores Municipais com o tema: “Pedagogia da Arte: Contação de Histórias e a Hora do Conto”, ministrado pela atriz professora mestra Camila Borges Santos.

Contar histórias é encantamento, é imaginação, é criação, é a passagem para outro mundo. Quando dissemos “Era uma vez...” a magia acontece tanto para quem conta quanto para quem ouve uma história. Para que esta experiência aconteça é que aperfeiçoamos a arte de contar e encantar com histórias, através de formações continuadas para as professoras do município de Toropi.

Durante o turno da manhã e da tarde, foram desenvolvidas atividades e jogos sobre contação de histórias como recurso educativo. Também foi trabalhada, através da articulação entre teoria e prática, a importância da contação de histórias na educação. Outros pontos de destaque abordados durante a formação foram: autores clássicos da literatura infantil; o que é importante para contar histórias; o corpo e a expressividade na contação de histórias.

Neste sentido a contação, seja em momentos como a hora do conto ou a ida à biblioteca, contribuirão sobremodo no desenvolvimento das crianças, pois a arte e a literatura possibilitam criação, imaginação, invenção e consequentemente outro olhar sobre o mundo.

Após comunicado realizado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde -CEVS- de que o Município de Toropi passou à condição de infestado por Aedes Aegypti, está sendo concluída a realização de atividade referente ao levantamento de índice mais tratamento de possíveis criadouros de mosquito juntamente com a eliminação de centenas de recipientes com água parada; coletadas amostras de larvas e mosquitos onde conforme resultados apontam para a presença de mais focos de Aedes Aegypti nas residências do município.

Tais resultados positivos nos colocam em alerta para redobrar cuidados e não deixar lixos espalhados pelos pátios, pneus abandonados, lonas acumulando água. Estes foram os principais depósitos onde se encontraram as larvas e os mosquitos propriamente ditos.

As residências continuarão sob monitoramentos mais frequentes, visando o trabalho de prevenção e educação ambiental na comunidade.

Pedimos a colaboração da comunidade para evitar a proliferação do mosquito. Se cada um não fizer sua parte, estaremos colocando nossas vidas em risco, aumentando o índice de infestação também aumenta o risco de presença das doenças como dengue, zika vírus e Chikungunya.

Lembrando que as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti podem causar a morte!

Colaboração: Agente de combate a endemias do Município Toropi - Kricie Lampert

No dia 4 de junho, terça-feira, iniciou-se nas escolas Municipais de Toropi as atividades do Programa Crescer Saudável, que é realizado no âmbito do Programa Saúde na Escola.

O Crescer Saudável tem por objetivo contribuir para a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.

A iniciativa tem como eixo principal a promoção da alimentação adequada e saudável e o incentivo às atividades corporais e atividades físicas.

Para o desenvolvimento do Programa a nutricionista Clarissa Medeiros e a professora de educação física Thaiane Bonaldo, elaboraram um cronograma anual de atividades e de alimentação com ênfase na agricultura familiar e atividades físicas com alunos e professores, incluindo a participação dos pais e/ou responsáveis pelos alunos.

Colaboração: Nutricionista Clarissa Medeiros

• 03 Jan 2019

Trovoadas 27°C 21°C

• 04 Jan 2019